A Banda

Banda Santa Cecília de Sabará em 2016

Sabará desempenhou importante papel no extraordinário movimento musical mineiro no séculoXVIII e XIX, com seus mestres de capela, compositores, regentes e um número de professoresde música difícil de estimar, pois na Vila Real era comum o ensino da arte de cantar e tocar.

A música tem, pois, importância fundamental na formação cultural e social de Sabará. Como herdeira deste legado e dos acordes das bandas marciais e das fanfarras militares, a Banda Santa Cecília de Sabará, é referência hoje, em todo o Estado de Minas Gerais, no aprimoramento de instrumentistas, compositores e maestros.

É uma das marcas da musicalidade popular brasileira.

Ver a Banda Santa Cecília passar, com seus músicos “soprando marcialíssimos dobrados, entusiastas e candentes, em passo bem ritmado e bem ligeiro, arrebanhando o povo”, faz lembrar de retreta aos domingos em ingênuos coretos caiados, de adro de igreja, de procissão, de festa popular, de doces deliciosos das quermesses beneficentes, de pastel, canjica, quentão, de barulhentos foguetes, dos busca-pés, do sexo feminino desfilando no largo da igreja ou na praça, na esperança de encontrar o amado, de instrumentos de nomes como requinta, bombardino, baixo-tuba, prato, clarineta, trombone. Mas principalmente, faz lembrar com quanto orgulho e carinho a população sabarense vê passar pelas ruas, esta querida corporação musical, formada por músicos amadores, de todas as profissões, num amálgama de raças e credos, todos com o objetivo de fazer da música um instrumento de harmonia, de união, de alegria.

BombardinosEste talvez seja o grande destino das Bandas de Música; unir as pessoas em torno de algo comum.

E esta é a grande missão dos diretores de uma instituição com tão grande responsabilidade musical e social: manter sempre ativa uma idéia de preservação dos bens mais queridos de uma cidade, e que por isto não podem ser esquecidos pois são o que mantém viva a história da cidade.


Regente:

Marcos Eloi

Ensaios:

• Terças e Quintas, 20 horas.

Clarinetas - Banda Santa Cecília Banda - Clarinetas - Dougas Flavio e Renato - Foto por Zarlei Starling Almeida

Banda Santa Cecilia na inauguração do Museu do Ouro de Sabará - 1946

 


 


 

 

Sociedade Musical Santa Cecília - R. do Carmo, 91, Sabará-MG - CEP.34505-460 - Tel:(31)3674-5331 - Email: smsc.musica@gmail.com