Institucional

A Sociedade Musical Santa Cecília de Sabará é uma entidade sem fins lucrativos que oferece à comunidade sabarense aulas de música gratuitas. Fundada em 1781, a entidade figura no cenário musical como uma das mais antigas do Brasil, tendo em seu acervo de partituras um vasto repertório de composições de músicos Sabarenses e do restante do estado.

Atualmente, a SMSC possui quatro grandes grupos: A Banda de Música, a Orquestra de Câmara, o Coro Adulto e o Coral Infantojuvenil. Todos eles tem grande participação nos eventos da comunidade, em especial a Banda de Música, que desde a sua criação em meados do séc. XIX, nunca paralisou suas atividades, tendo grande atuação nos eventos religiosos, cívicos e públicos em geral de Sabará. Por isso também, traz consigo um grande carinho da população sabarense que sempre está presente nas suas apresentações.

Além disso, a Banda de Música sempre é convidada para encontros de bandas em cidades mineiras e já representou Sabará fora do estado em eventos na Bahia (Alcobaça – 2000) e  no Rio de Janeiro (Parati – 2008).

A Orquestra de Câmara figurou, juntamente ao Coral adulto, na fundação da entidade em 1781. Porém encerrou suas atividades nos anos 1960, devido a falta de músicos (alguns já estavam muito idosos e não conseguiam participar das atividades) e também porque na época, a entidade não funcionava como uma verdadeira escola de música, o ensino musical era passado de forma hereditária, sendo que isso não foi suficiente para a manutenção das atividades do grupo.

A partir dos anos 2000, a diretoria da SMSC somou grandes esforços para o resgate da Orquestra, culminando em 2003 com o projeto “Sagrado Som”, que permitiu a contratação de professores de instrumentos de corda para reiniciar, após quarenta anos, os trabalhos do grupo. Desde então a orquestra tem participado, principalmente dos eventos religiosos na cidade e tendo apresentações em diversas cidades de Minas como Ouro Preto, Mariana, Morro do Pilar, Conceição do Mato dentro, Belo Horizonte, entre outras.

Em 2009 a Diretoria, novamente decida a resgatar a história dos grupos e contando com a ajuda do Maestro Márcio Miranda Pontes, reativou as atividades do Coro adulto que, desde então, participa juntamente com a orquestra dos eventos religiosos, assim como em apresentações realizadas pela própria entidade. O grupo atende uma faixa etária mais elevada em relação a banda e a Orquestra, mas também possui adolescentes e jovens em sua composição.

Desde os anos 1980, quando a entidade passou a figurar como uma importante escola de música, a faixa etária atendida variava dos 13 aos 65 anos de idade. Isto gerou um certo problema para entidade pois, nos últimos anos, a maioria dos jovens com 16 e 17 anos de idade, começaram a se desligar da entidade devido a uma grande demanda de estudo (muitos jovens que passaram pela entidade estudam ou estudaram em importantes faculdades do estado) e de trabalho. O resultado foi que os grupos começaram a diminuir sensivelmente. A solução encontrada foi criar um grupo que pudesse atender uma faixa etária menor e com isso, a entidade poderia contar com o aluno durante mais tempo. Então em 2011, idealizado pela Presidente Ana Carolina Umbelino, foi criado o Coral Infantojuvenil. Com este grupo, foi possível atender a uma demanda de crianças com idade entre 6 e 12 anos que antes não era possível, e os resultados disso já podem ser vistos na renovação dos músicos da Banda e da Orquestra  com alunos iniciantes advindos do Coro infanto juvenil.

A Sociedade Musical Santa Cecília está situada à Rua do Carmo, nº91 – Centro – Sabará. No escopo de seus quatro grupos encontramos músicos pertencentes a diversos bairros de Sabará, como Pompéu, Paciência, Campo Santo Antônio, Morada da Serra, Adelmolândia, Ana Lúcia e do próprio Centro, atendendo atualmente cerca de 120 pessoas entre crianças, adultos e idosos. As aulas são gratuitas assim como o empréstimo dos instrumentos. Como contrapartida exigimos do aluno apenas a participação assídua às aulas, ensaios e apresentações dos grupos ao qual ele pertence.

A SMSC é reconhecida como uma grande escola de música e reveladora de talentos. Atualmente possui cerca de 15 pessoas, entre músicos e ex-músicos, que atuam no meio profissional da música, cursando em faculdades importantes como UFMG e UEMG e sendo premiados em concursos de música a nível nacional.

No ano de 2016, a Sociedade Musical Santa Cecília foi objeto de Inventário com indicação para Registro, visando seu reconhecimento como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Município. Para ter acesso à Ficha de Inventário desse bem, agende uma visita à Secretaria Municipal de Cultura, no telefone 3672-7682 ou e-mail cultura@sabara.mg.gov.br.

 

 

[Topo]


 



 

 

Sociedade Musical Santa Cecília - R. do Carmo, 91, Sabará-MG - CEP.34505-460 - Tel:(31)3674-5331 - Email: smsc.musica@gmail.com